-->

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Os Dons do Espírito Santo I

O QUE É DOM?

A palavra "dom" (gr. charismata) significa presente, dádiva, donativo, privilégio adquirido por um modo sobrenatural (Pequena Enciclopédia Bíblica).
Os dons são certas capacidades espirituais, concedidas pelo Espírito Santo, segundo a sua escolha para serem usados no reino de Deus (Veja I Co. 12.7 e 11).
Não somos nós que escolhemos o que queremos, mas o Espírito Santo é que distribui a cada um segundo o seu critério de escolha, para o bom funcionamento do Corpo de Cristo.
Os dons não são concedidos para vantagem pessoal ou para considerar um cristão mais importante do que o outro, mas para ajudar ao próximo (I Pe. 4.10 "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.") e fortalecer espiritualmente a Igreja de Cristo (I Co. 14.12 "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja."), somente assim os dons podem ser exercidos.

COMO OS DONS SÃO ADQUIRIDOS?

Procurando com zêlo (gr. zeloute) - (I Co. 12.31 "Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.")
Indica uma dedicação ardente e cuidadosa, não para escolher o dom que deseja obter, pois esta é
uma decisão soberana do Espírito Santo que distribui os dons conforme quer. Mas significa que deve arder em nosso coração o desejo de edificarmos a Casa de Deus e sermos uma bênção para todos.

Tendo amor - (I Coríntios. 13.1-2 "AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." e I Coríntios 14.1 "SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.")
Sem o amor os dons não produzem benefícios reais. Quando amamos o nosso próximo e nos colocamos para servi-los, o Espírito Santo derrama dons sobre a nossa vida.

QUEM DÁ E OPERA OS DONS?

Toda a Trindade está envolvida no exercício dos dons concedidos para o benefício da igreja:

Cristo, através da ressurreição (Ef. 4.7-8 "Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens." e I Co. 12.5 "E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.").

Espírito Santo dá e realiza (I Co 12.4 "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo." , 7 "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil." e 11 "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.").

Deus é quem opera (I Co. 12.6 "E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.").

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DONS EXISTENTES?

Há diversos dons, todo cristão tem um ou mais dons, que podem estar em evidência ou não, por isso é importante cada um descobrir qual é o seu dom, para usá-lo para o bem-estar espiritual e para o funcionamento apropriado do Corpo de Cristo.

I Coríntios 12.8-10
Sabedoria
Conhecimento

Cura
Operação de milagres
Profecia
Discernimento de espíritos
Variedade de línguas
Interpretação de línguas


Romanos 12.6-8
Profecia
Ministério
Ensino
Exortar
Contribuir
Presidir
Misericórdia


Efésios 4.11
Apóstolos
Profetas
Evangelistas
Pastores
Doutores ou mestres

Um comentário:

  1. Excelente estudo! Omais importante é que ainda continua aceso o fogo de foi derramado em Pentecostes, conforme Atos 2,e que ainda há quem crê nos dia atuais, que o Espírito Santo ainda opera no meio dos santos!hoje podemos ver pessoas falando em linguas, com a vida espiritual visivelmente comprometida com o pecado, dizendo ser o Espírito Santo. Que Deus tenha piedade destas almas, porque muitos que estão enganados estão enganando outros! Mas à Deus ninguem engana e juizo divino está reservado para estes tais!
    Que Deus continue usando vocês na divulgação das verdades biblicas, que se tornaram subjetivas nos dias de hoje no meio evangélico-cristão. DEUS OS ABENÇOE!

    ResponderExcluir